Nossa História

Rev. Severino de Andrade Lyra – Fundador

Filho de uma família tradicionalmente católica do pequeno vilarejo de Casinhas-PE, nascido em 10/12/26 e irmão de outros 20 filhos dos mesmos pais, o então jovem Severino de Andrade Lyra foi o primeiro na sua família a ser tocado pela graça salvadora de Jesus. O seu pai Luiz da Veiga Lyra, era diácono da Igreja Católica e a sua mãe a líder das filhas de Maria e apesar de ir todos os dias à igreja, ele só veio a ver uma bíblia quando tinha 13 anos de idade, em uma vigem ao Recife.

Sua conversão foi aos 17 anos de idade e produziu um verdadeiro tumulto familiar, levando-o a sofrer grandes pressões, mas não abandonou sua fé. Em 1940 veio para o Recife com o propósito de estudar, um amigo o levou para a Igreja Presbiteriana da Encruzilhada, e ali se converteu, fruto do trabalho evangelista do saudoso Rev. Abelardo Paes Barreto. Foi ordenado ao pastorado em 1957 e casou-se com D. Alice Ribeiro Lyra em outubro de 1954 com quem teve cinco filhos, Sérgio Paulo, Marcos Aulete, Selice, Jair Emmanuel e Analice.


Nossa Igreja é pastoreada por Cristo, crescendo, para a Glória de Deus, através da evangelização por amizade, buscando a orientação do Espírito Santo, não negociando a santidade de vida, nem negligenciado a oração.

Breve Esboço de Nossa História

Em 1969, como fruto da visão de plantar novas igrejas, o Rev. Severino de Andrade Lyra começou, por determinação do Presbitério Norte de Pernambuco, um campo missionário. O local escolhido foi a sua própria residência na Rua Otaviano Pessoa Monteiro, 381 em Casa Caiada. Com o passar do tempo o pequeno grupo cresceu e em 1970 tornou-se Congregação Presbiterial de Casa Caiada, tendo sido adquirido um local onde hoje é um templo da Assembléia de Deus na rua Joaquim de Medeiro, 51. Em 1971, agora sob o pastorado do Rev. Roberval de Andrade Lyra, irmão do Rev. Severino, a Congregação cresceu e adquiriu outro local, na Av. Carlos de Lima Cavalcanti, 1930, sendo construído um novo templo onde hoje funciona a Igreja Anglicana (antiga IP Independente). Nosso crescimento foi reconhecido e em 03 de dezembro de 1978 fomos organizados em Igreja pelo Presbitério Norte de Pernambuco.

A visão missionária ardente e ativa na igreja gerou um plano de expansão e plantou as igrejas IP´s de Rio Doce, Maranguape, Jardim Paulista e Arthur Lundgren e Engenho Maranguape. Em 1980 o Rev. Sérgio Paulo Ribeiro Lyra, recém-ordenado, passou a compor a equipe pastoral juntamente com o Rev. Roberval. Foram anos de harmonia e progresso. Em 1982 organizou-se a Igreja Presbiteriana de Rio Doce, nossa primeira filha, sob os cuidados do Rev. Sérgio Lyra.

Porém, anos difíceis estavam por vir. A igreja se deixou tomar pela facção e dissensão, a liderança se dividiu e um grupo saiu da Igreja Presbiteriana do Brasil. O ânimo diminuiu e era necessário refazer o que se havia quebrado. Agora sob o pastorado do Rev. Theodoro Chitunda, o grupo fiel à IPB retornou ao local de onde saiu na Rua Joaquim de Medeiros. Alguns anos depois, Deus na Sua soberania, chamou para a Glória o Pr. Chitunda. Seguiram-se cinco anos de pastorados com curta duração: Revs. Josias Farias, Edson Alfradique e Miguel Arthur Cox dos Santos.

Em Setembro de 94, o Presbitério de Olinda em acordo com o Conselho da igreja convidaram o Rev. Sérgio Lyra para reassumir a igreja, o qual havia passado 11 anos em Cuiabá-Mt. Já não era mais o jovem pastor de 1980, Deus o tinha moldado com duras provas. Experiências de ministério pastoral e da própria vida o haviam tornado uma opção que ajudaria a igreja de Casa Caiada. A bondosa mão do Senhor, agindo com zelo na igreja e utilizando a liderança dos presbíteros, começou a escrever uma nova página de nossa história. Surgiram, então, os ministérios, novas pessoas, o cuidado com os pobres e a renovação do desejo de imitar a Jesus.

Fruto dessa nova dinâmica espiritual, em Julho de 97 o Rev. José Clóvis Falcão juntou-se à nossa equipe de pastores. A igreja continuou seu crescimento dinâmico. Em abril de 99, não cabendo mais nos seu templo, a igreja abraçou o desfio e adquiriu uma área de 4.800m,² com esforço e grande dedicação. Assim, com parte da venda do antigo local na Rua Joaquim de Medeiros, em dezembro de 2000 iniciamos a construção de um projeto arrojado: Construir instalações para uma escola social que também serviria como local de reunião para a igreja, daí a opção pela quadra. Paralelo a isto, com a saída do Rev. José Clóvis, em 2000 o Rev. Jânio Clímaco de Melo Mendonça, filho da igreja, foi convidado para cuidar da membresia. Em 2001 o Rev. Jáiro Carlos da Silva Jr. assumiu a área de ensino, saindo em 2004. Neste ano o Rev. Elias Alves de Brito foi convidado para auxiliar a área de administração, planejamento e implantação da Escola. Em 2005 o Rev. Wendell Raimundo da Silva, também filho da igreja, chegou para complementar o suporte à área de membresia e coordenar a liturgia e em 2007 o Rev. Jair Emmanuel Ribeiro Lyra passou a ajudar na área de ensino e o Rev. Daniel Tito de Lima Lyra com os adolescentes.

Foi no dia 17 de julho de 2001 que nos mudamos para as nossas precárias instalações na Rua Alcina Coelho de Carvalho, 700. Na época apenas uma uma cobertura metálica de 780m², com barro compactado como piso. Hoje somos uma igreja que, tendo curando suas feridas, marcha acelerada com unidade em direção do crescimento para a glória de Deus.

A partir de 2020, após 25 anos ininterruptos do pastorado do Rev. Sérgio Lyra, a IPCC passa a ser pastoreada pelo, então, recém-eleito Rev. Ronaldo Vasconcelos para o pastorado efetivo da igreja, contando com o pastoreio auxiliar dos Revs. Rodrigo Buarque, Daniel Lyra, Daniel Martins, Gustavo Cruz e Helton Bruno, crescendo, para a Glória de Deus, através da plantação de igrejas, evangelização por amizade, buscando a orientação do Espírito Santo, não negociando a santidade de vida, nem negligenciado a oração.